Como startups podem investir em marketing digital sem gastar muito

As empresas startups muitas vezes precisam de estratégias de divulgação que não comprometam o orçamento. Nesses casos, investir em marketing para startups é muito indicado.

O marketing digital é mais barato, efetivo e facilmente mensurável que o marketing tradicional, ou seja, é possível desenvolver ações vitoriosas com mais certeza e previsibilidade.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre a importância do marketing digital para sua startup e conhecer ações adequadas para esse tipo de empresa.

Os tópicos que virão a seguir servirão para guiar os próximos passos da sua empresa, fique atento e anote o que for interessante para o seu caso.

Por que o marketing para startups é importante?

As startups são tipos de empresas que entram no mercado em busca de capital e usam tecnologias para crescer e se consolidar.

Com isso em mente, nada mais natural do que investir em marketing para suas empresas de coaching empresarial.

Vale lembrar que toda empresa ligada a tecnologia precisa ter um posicionamento consistente na web.

Para isso, é indicado definir as ações por meio de um plano de marketing levando em conta três etapas: planejamento, execução e mensuração.

Leia mais sobre cada uma delas a seguir.

Planejamento

O primeiro passo é reunir toda a equipe e fazer um brainstorming. Nesse processo irão surgir uma série de ideias.

Converse com os funcionários do departamento de marketing para escolher quais ideias são mais interessantes para seus clientes, como o distribuidor de escova progressiva em SP.

Depois, é hora de planejar como cada ação será feita. Nessa etapa é primordial conhecer bem o público para o qual as estratégias serão direcionadas. 

Para isso, reúna informações como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo.

Esses tipos de dados são adequados para traçar um perfil do seu público-alvo e saber com exatidão qual é o tipo de conteúdo que ele acha interessante.

Um exemplo: se uma parcela do seu público faz pesquisas sobre preço de cadeira giratoria com rodas, invista em produção de conteúdo que dê essa informação.

Execução

A execução das ações planejadas deve ser feita por profissionais qualificados. Invista na capacitação do seu time para ter os melhores resultados.

Nessa etapa as condições de trabalho da sua equipe precisam ser as melhores possíveis.

Diversos tipos de estratégias de marketing digital precisam de softwares e computadores de qualidade para serem bem feitas.

Mensuração

Depois que as ações foram planejadas e executadas, é hora de saber o que deu certo e o que deu errado.

É a chamada mensuração de resultados, ou seja, a verificação do impacto das ações por meio da análise de certos dados.

Entram aí os chamados indicadores de desempenho ou KPI, que são dados específicos que mostram o impacto das ações de empresas na web.

Alguns exemplos de KPI são taxa de abandono de páginas, faturamento mensal e o quanto cada cliente representa para a empresa (também chamado de ticket médio). 

Estratégias de marketing para startups

Nos tópicos a seguir você vai ler sobre estratégias de marketing para sua empresa startup

Essas estratégias podem ser empregadas usando pouco dinheiro e podem render resultados expressivos.

Invista em marketing de conteúdo

Toda empresa nova no mercado quer mostrar suas qualidades, e o marketing de conteúdo é uma ação indicada para esses casos.

Por meio dela é possível mostrar os valores da empresa e trazer informações relevantes para o público, como informações sobre o funcionamento de uma distribuidora de embalagens sc.

Desse modo, ao invés de investir em estratégias de marketing invasivas, você vai estar divulgando sua empresa com posts realmente interessantes para as pessoas.

A longo prazo, sua startup vai ganhar uma boa reputação no mercado e se tornar referência no ramo de atuação dela.

Posicione-se nas redes sociais

Como já foi dito anteriormente, empresas ligadas ao ramo tecnológico precisam contar com uma comunicação digital eficiente.

Não deixe de criar perfis nas redes sociais. A partir deles você poderá se comunicar com mais facilidade com seus clientes e identificar as necessidades e os interesses deles.

Além de serem ótimas plataformas para divulgar e repercutir os conteúdos produzidos pela empresa.

No entanto, atenção: não se trata de manter perfis ativos em todas as redes sociais populares.

Estude previamente quais são as plataformas mais usadas pela sua base de clientes. Para assim, escolher aquelas que forem mais interessantes para a sua startup.

Faça e-mail marketing

Suponha que sua startup faça assessoria para o curso de socorrista em Jundiaí. Para garantir que as pessoas se interessem, por vezes um bom site e perfil nas redes não são suficientes.

Portanto, o e-mail marketing consiste em disparar e-mails direcionados para sua base de clientes.

Os e-mails podem conter mais informações sobre a empresa, assim como ofertas e promoções atrativas.

Essas são ferramentas importantes para guiar os leads pelo funil de vendas. De acordo com a posição de cada um na jornada de compra, conteúdos direcionados na caixa de entrada podem incentivar o consumidor a fechar negócio mais rápido.

Garanta que seus conteúdos sejam encontrados

A internet contém um número imensurável de conteúdos e páginas de diversos tipos. 

Felizmente, existem estratégias para fazer com que seu conteúdo seja visto por mais pessoas apesar da forte concorrência.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) são uma série de técnicas voltadas para o bom posicionamento de páginas em plataformas de busca como o Yahoo! e Google.

Procure se informar sobre elas. Dados que a princípio podem parecer irrelevantes, como o link da sua página e a descrição dela no Google, influenciam diretamente a popularidade dos seus conteúdos e, assim, de seus negócios.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa quer comprar uma cama casal unibox. A primeira coisa que ela vai fazer é pesquisar preços e opções na internet. Sendo assim, se ela encontrar um conteúdo rico de certa empresa ficará mais inclinada a escolhê-la na hora de comprar. 

Invista em anúncios

As startups têm muito a ganhar aproveitando as oportunidades de anunciar na web.

Enquanto anunciar pelos meios tradicionais demanda muito investimento, os anúncios virtuais são muito mais acessíveis.

Em sites como Google e redes sociais como Facebook e Instagram é possível programar e direcionar anúncios de acordo com uma série de informações da sua base de clientes.

Se você está começando uma empresa que produz expositor de frios pequenos, estude as possibilidades que os anúncios digitais oferecem.

Com um bom planejamento e investimento pontual você pode atingir públicos variados e ampliar consideravelmente sua relevância e influência no mercado.

Integre as equipes

Sua startup pode começar com poucos funcionários, mas a longo prazo ela vai crescer e expandir seus setores.

Quando isso acontecer, assegure que as equipes de marketing e vendas sejam devidamente integradas.

Elas são dependentes uma da outra. Sem as informações captadas pelo marketing os vendedores não têm as ferramentas necessárias para guiar leads

Do mesmo modo que o aumento das vendas é a grande razão de ser do marketing. Por isso, crie condições para que as duas áreas se comuniquem com agilidade e clareza.

Converse com seus funcionários para definir quais seriam as melhores maneiras de alcançar isso. Existe uma série de aplicativos de mensagem que podem sanar dificuldades eventuais.

Acompanhe as métricas

Como falamos acima, a mensuração dos resultados é fundamental para identificar as qualidades e os defeitos das ações que sua empresa está empregando.

Acompanhar constantemente essas métricas garante que falhas sejam corrigidas com agilidade. Assim, o prejuízo é menor e a efetividade aumenta.

Geralmente, esse acompanhamento é atribuição da equipe de marketing. Mas, tenha cuidado para não ser enganado pelas métricas de vaidade.

As métricas de vaidade são informações que à primeira vista podem parecer importantes, mas que no fim das contas não são tão valiosas.

Dados como número de seguidores, curtidas e compartilhamentos nas redes sociais podem dar uma falsa sensação de sucesso ou fracasso.

No entanto, esse tipo de dado é muito tendencioso, pois não revela realmente quem interagiu com o seu conteúdo ou quem fechou negócio com você.

Mantenha o foco em métricas que realmente digam algo sobre o impacto do seu empreendimento.

Pense em designs responsivos

Os smartphones estão entre os dispositivos mais utilizados para acessar a internet hoje. Sendo assim, as empresas precisam adequar seus sites e páginas para aparelhos móveis.

Um site com design responsivo, ou seja, que se adequa a diferentes aparelhos eletrônicos, tende a captar mais visitantes.

Se uma pessoa está pesquisando sobre plano de saude porto seguro individual preço pelo celular ou tablet e entra em um site que não comporta esse tipo de navegação, ela procurará por outra página.

As startups estão na vanguarda da atividade empresarial. As inovações estruturais precisam vir em conjunto com inovações na comunicação.

Com um marketing consistente sua empresa vai se consolidar mais rápido na mente do público e se tornará em uma referência no ramo de atuação.

Investir nessa área é pensar a longo prazo. Planeje, execute e mensure os resultados, assim, a longevidade da sua startup vai ser uma questão de tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.