Google Ads: entenda como escolher a melhor estratégia de lance

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Fazer anúncios na internet requer certos conhecimentos, e um dos mais importantes é saber detalhes sobre a estratégia de lance CPC ou SEO.

Plataformas como o Google Ads baseiam os anúncios nas formas de segmentação e nos tipos de lances.

A segmentação pode ser feita de acordo com informações como:

  • Localização;
  • Redes sociais;
  • Interações anteriores;
  • Dispositivos.

A escolha da estratégia de lance envolve certas variáveis, portanto, neste texto você vai conhecer as principais estratégias de lance com exemplos e dicas para escolher a melhor modalidade para o seu negócio.

Estratégias de lance: definição e exemplos

Os lances são tecnologias de inteligência artificial que se baseiam em dados anteriores para otimizar campanhas de anúncios.

Caso empresas de instalações elétricas industriais já possuam um histórico de campanhas no Google Ads, é possível utilizar as informações armazenadas na plataforma para prever os melhores lances.

Sendo assim, continue lendo para saber mais sobre os tipos de estratégias de lances.

Maximização de conversões

O objetivo desse lance é conseguir a maior taxa possível de conversões. Ele requer poucos dados prévios, então é adequado para testar a automação.

Uma empresa de ar condicionado para indústrias no RJ que deseja começar a usar o Google Ads pode apostar nessa estratégia de lance.

O prazo para que a plataforma “aprenda” a trabalhar com suas configurações pode variar entre duas e três semanas.

Até lá, controle seu orçamento e analise os resultados obtidos para dar os próximos passos.

Custo por Aquisição ou CPA

No Custo por Aquisição, a empresa paga de acordo com as interações proporcionadas pelos anúncios.

Em outras palavras, se um anúncio sobre câmara frigorifica em Campinas conquistou 20 cliques, a empresa que contratou a plataforma pagará apenas pelo custo desses 20 cliques.

Para calcular o CPA, basta dividir o valor investido na campanha pelo número total de vendas.

Essa é uma métrica muito valiosa para analisar o impacto de ações na web, quanto menor for seu CPA, maior é a vantagem do negócio. E vice-versa.

Retorno com Gastos de Anúncios ou ROAS

A base dessa estratégia de lance é dividir o valor da receita da empresa pelo investimento total em anúncios. Depois, multiplicar esse resultado por 100%.

O resultado é o ROAS, uma taxa percentual que indica quanto cada anúncio representa economicamente para o escritório despachante Curitiba centro, para citar um exemplo prático.

Para usar essa estratégia é recomendável ter, no mínimo, uma média de 50 conversões em 30 dias.

Custo por Clique Otimizado chamado de ECPC

O Custo por Clique Otimizado é ideal para aumentar as conversões oriundas de cliques manuais.

Essa estratégia ajusta os lances manuais de acordo com a probabilidade de geração de vendas daqueles cliques.

A base do ECPC é manter o valor do CPC médio abaixo do CPC máximo permitido. Ele utiliza dados como navegador utilizado, hora e localização para personalizar os lances.

Dessa maneira, profissionais dedicados a emplacamento de veículos em Londrina podem avaliar com segurança o impacto da campanha antes de passar a investir valores maiores nela.

Entrega acelerada

Com a entrega acelerada seus anúncios terão a exibição aumentada no período de tempo pré-determinado.

Sendo assim, confira os dados estatísticos das suas campanhas e identifique qual é o horário de maior tráfego.

Portanto, configure a entrega acelerada para ocorrer durante os horários mais movimentados. Não se esqueça de definir o limite de orçamento.

Inserção dinâmica de palavras-chaves

Essa ferramenta permite que as palavras-chaves de um grupo de anúncios sejam combinadas com as palavras utilizadas nas pesquisas em mecanismos de busca.

O mecanismo é simples: o Google Ads coloca um código predefinido em um anúncio. À medida que as pesquisas dos usuários acontecerem, esse código vai ser substituído pelas palavras-chaves populares.

A inserção dinâmica de palavras-chaves é uma maneira avançada de atrair mais cliques, e a longo prazo, mais conversões.

Lance sazonal

Da mesma forma que existem períodos em que os anúncios são mais populares, há épocas em que o tráfego é baixo.

Para economizar sem precisar pausar totalmente os anúncios, considere adotar o lance sazonal.

Por exemplo, uma dona de floricultura percebeu que seu site tem muito mais visitas em datas comemorativas do que em dias normais.

A partir daí, ela passou a investir em lances sazonais no Dia das Mães e no Dia dos Namorados.

Identificar as épocas em que seu produto é mais procurado é de extrema importância para otimizar seus investimentos em publicidade.

Como analisar ações de conversão?

As ações de conversão consistem nas ações que são despertadas a partir dos anúncios. Acompanhá-las é fundamental para manter as estratégias em evidência.

Uma ação de conversão pode ser:

  • Compra;
  • Preenchimento de formulários;
  • Tempo de permanência nas páginas;
  • Ligações;
  • Produtos no carrinho.

Há certas estratégias relacionadas às ações de conversão que são vitais para que o desempenho das campanhas seja maximizado. 

Rastreie cada conversão

Toda estratégia de marketing digital tem que ser acompanhada cuidadosamente. Com as conversões não é diferente.

A empresa produtora de piso autonivelante preço m2 deve monitorar cada compra a fim de identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

No Google Ads é possível configurar as chamadas Tags de Rastreio.

Essa configuração depende de alterações no código-fonte da plataforma. Procure especialistas para completar essa modificação. 

Defina os modelos de atribuição

Considere que o site de uma fabricante de bollards de segurança esteja experimentando uma alta nas visitas mensais.

São várias pessoas diferentes acessando um mesmo site. Cada uma tem um perfil e se move de maneiras variáveis no funil de vendas.

Desse modo, cada lead terá uma situação própria. Cabe à empresa identificar cada uma delas e agir conforme o necessário para conseguir novas conversões.

Os modelos de atribuição servem para distribuir os créditos de conversão a diferentes leads.

Existem seis tipos diferentes de modelos de atribuição. O mais popular é o Modelo Baseado em Posição, que atribui 40% da conversão ao primeiro clique, 40% ao último e 20% a outras interações no site.

Como escolher a estratégia de lance?

A escolha da estratégia de lance adequada para a sua empresa depende de uma série de aspectos. Portanto, prossiga a leitura dos tópicos abaixo para saber mais.

Pense em metas

É preciso saber com exatidão quais são as metas por trás das campanhas de anúncios.

Se o seu objetivo for gerar tráfego para posts sobre emitir CRLV digital Bahia, foque na melhor forma de ter mais cliques. Investir em lances de Custo por Clique (CPC) é indicado.

Por outro lado, se a meta principal é aumentar exponencialmente as conversões, é mais adequado apostar na Maximização de Conversões.

O Custo por Aquisição é interessante quando a empresa tem muitos leads no funil de vendas e precisa administrá-los de forma otimizada.

Tenham em mente o porte da empresa

É importante salientar que cada estratégia leva em conta o limite de orçamento programado no Google Ads.

A definição dos lances passa pela avaliação do orçamento disponível e do retorno esperado.

O ideal é começar investindo minimamente, e à medida que as campanhas surtirem efeito, gradativamente aumentar o investimento.

Isso evita que sua empresa se endivide antes mesmo de colher os frutos de todo o trabalho feito.

Natureza do produto

Existem produtos que dependem de determinado tempo para serem comprados de novo. Alguns exemplos: rações para animais, bebidas, móveis e eletrodomésticos.

Todos esses tipos de produtos são semelhantes por durarem por tempos consideráveis, ou seja, nem sempre compensa anunciar por muito tempo.

O ideal é acompanhar o pós-venda de cada cliente e identificar quanto tempo leva para que os mesmos perfis voltem a comprar os produtos.

A fidelização também depende de ofertas e conteúdos personalizados.

Um jovem executivo que acabou de adquirir uma nova geladeira não verá sentido em conferir novas ofertas de produtos semelhantes. 

Por outro lado, investir em outras formas de fidelização, como marketing de conteúdo, é mais indicado.

Considerações finais

Este texto procurou fazer um pequeno panorama das possibilidades relativas às estratégias de lances no Google Ads. E de responder perguntas de diversas pessoas que tem duvida de como ganhar dinheiro na internet utilizando a ferramenta publicitaria mais conhecida do mundo digital chamada de Adwords e hoje atual chamada de Google Ads. 

Tenha em mente que a escolha das estratégias depende dos objetivos de cada campanha.

Existem diversos tipos de lance que podem ser alternados ou combinados em uma mesma estratégia.

Ter ferramentas para acompanhar cada lead no funil de vendas é vital. Quanto mais informações sobre os clientes a empresa tem, maior é o alicerce para apostar em estratégias mais assertivas e ambiciosas.

Portanto, analise suas possibilidades e faça investimentos que tenham retorno.

Os anúncios virtuais são uma grande porta de entrada para construir uma reputação expressiva na web. Agora você tem informações valiosas para utilizá-los com excelência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.