O que uma agência de marketing digital faz?

Para se manter competitivo no mundo eletronicamente experiente de hoje, você deve criar e manter uma presença online sólida. Isso requer muito mais do que lançar um site e perfis em plataformas de mídia social – porque a competição no mundo online é feroz.

Cada um de seus concorrentes adicionou marketing online à sua estratégia de marketing – muitos dos quais recorrem a uma empresa de marketing digital para obter assistência. Se você já se perguntou o que exatamente uma agência de marketing digital faz, você veio ao lugar certo.

 

O que é marketing digital?

O marketing digital é um termo amplo usado para descrever uma ampla gama de funções de marketing online. Como um todo, o objetivo principal de uma empresa de marketing digital é fazer três coisas:

  • Aumentar a sua presença online.
  • Realizar pesquisas de mercado.
  • Integrar seus perfis e plataformas online.

 

O que uma empresa de marketing digital faz?

Então, o que exatamente uma empresa de marketing digital faz? Dentro dos 3 objetivos principais mencionados acima, encontra-se uma infinidade de avenidas. Embora você não exija tudo isso de uma empresa externa – ou tudo isso para o seu negócio, eles incluem funções como:

  • Design do site
  • Otimização de sites
  • Otimização de Conteúdo
  • Restauração de conteúdo
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Marketing de busca
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Marketing e integração móvel
  • Posicionamento de anúncios online
  • Marketing multiplataforma
  • Marketing de email
  • Branding Online
  • Reportando o ROI de Estratégias e Táticas Digitais

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais você pode recorrer a uma empresa de marketing externa. Ao selecionar uma empresa externa para fazer parceria, é essencial que você analise o que eles criam e distribuem online. Não há ninguém que conheça sua empresa e marca melhor do que você, e você não quer correr o risco de que informações imprecisas sejam geradas em seu nome. Na verdade, os dados online imprecisos têm um impacto negativo nos resultados financeiros de 88% de todas as empresas – mesmo que os dados imprecisos tenham sido um erro honesto. Dito isso, o valor da terceirização de projetos digitais é tão alto que se espera que as agências digitais no Brasil cresçam 30% nos próximos 2 anos – portanto, é essencial que você encontre um equilíbrio entre a terceirização e sua participação interna

 

Você pode fazer parte do seu marketing digital internamente?

Você absolutamente pode fazer parte de seu marketing digital internamente, apenas precisa determinar que parte de suas estratégias de marketing digital seus funcionários têm o conjunto de habilidades para realizar com sucesso. Como proprietário de uma pequena empresa, você pode não ser grande o suficiente para ter uma posição de marketing em tempo integral ou uma posição de marketing digital em tempo integral. Você provavelmente está mais focado em contratar indivíduos com experiência relacionada mais diretamente ao seu setor. No entanto, você pode ter alguém cuja função de meio período seja executar parte de seu marketing digital – mesmo que passe a maior parte do tempo realizando outras tarefas. Aqui estão alguns exemplos de tarefas que você pode manter internamente.

  • Peça a uma empresa externa para projetar seu site, mas atualize as páginas, o conteúdo e as postagens do blog internamente.
  • Para garantir que toda a comunicação seja elaborada da maneira que melhor represente sua marca, você gerencia suas publicações nas redes sociais – mas tem uma empresa externa para gerenciar seu marketing social pago.
  • Você cria seus comunicados à imprensa, conteúdo de blog e artigos online – mas tem uma empresa externa para distribuir seu conteúdo online.
  • Contrate uma empresa externa para criar vídeos de marketing profissional, mas você os coloca em seu site, mídia social e perfis online.
  • Contrate uma empresa externa para criar seu conteúdo de email marketing ou outro conteúdo online, mas você gerencia a distribuição.
  • Sua equipe interna de marketing cria seus temas e materiais de marketing, mas você conta com uma empresa externa para gerenciar e implementar o marketing online e de plataforma cruzada.

Peça a uma empresa externa para realizar sua pesquisa de mercado, como:

  • As palavras-chave mais relevantes neste trimestre.
  • As plataformas de mídia social que seu público-alvo usa.
  • Pesquisando nichos dentro do seu público-alvo.

O que você escolhe fazer internamente depende inteiramente de você. Apenas certifique-se de ter um plano mensurável em vigor – com um cronograma claro e um método de prestação de contas. Alguns proprietários de empresas colocam seu marketing digital inteiramente nas mãos de uma empresa externa – para que possam investir todo o seu tempo e energia na construção de relacionamentos com os clientes. Se você optar por seguir esse caminho, mantenha contato próximo com sua empresa externa para garantir que você entenda totalmente onde está o foco dela e seu ROI.

Seja qual for o caminho que você escolher, você ou um dos membros da sua equipe precisará se familiarizar com a terminologia e os fundamentos do marketing digital para garantir um entendimento completo de tudo o que está sendo realizado.

 

Como a mídia social se encaixa na imagem?

A mídia social sempre vem à mente ao fazer a pergunta: “O que uma empresa de marketing digital faz?” Com 52% de todas as empresas tendo garantido pelo menos um novo cliente no Facebook durante 2013, e a maioria das plataformas de mídia social oferecendo novos métodos de marketing para o seu negócio, esse número tem potencial para aumentar significativamente. Os orçamentos de mídia social para pequenas e grandes empresas devem pelo menos dobrar nos próximos 5 anos.

Onde a mídia social fica complicada é que ela é projetada para envolver amigos, fãs e seguidores – o que leva tempo e consistência. É improvável que a mídia social gere leads da noite para o dia, e o ROI é um tanto difícil de medir. No entanto, ter perfis nas plataformas de mídia social em que seu público-alvo está ativo é essencial para sua relevância online.

A maioria das empresas gerencia suas interações diárias com os clientes em suas plataformas de mídia social e algumas (senão todas) de suas postagens de mídia social. Gerenciando perguntas, comentários e mensagens privadas internamente, uma empresa externa pode gerenciar publicidade paga, direcionando o tráfego para suas plataformas de mídia social e pode fornecer assistência na otimização de postagens.

Se você terceirizar todas as suas responsabilidades de mídia social, considere como irá gerenciar as perguntas e consultas dos clientes. Embora uma empresa externa possa fazer um trabalho excepcional em atrair novos curtidas, fãs e seguidores, ela não será capaz de responder às suas perguntas específicas. Como os clientes utilizam a mídia social como forma de atendimento ao cliente online, você deve ter um plano para responder às perguntas diretas. Atualmente, apenas 39 em cada 100 empresas no Reino Unido respondem diretamente às perguntas dos consumidores – o que significa que muitas consultas de clientes em potencial estão sendo ignoradas. Você não permitiria que sua empresa de marketing digital atendesse seus telefones, então não permita que eles respondam suas correspondências nas redes sociais.

 

O marketing digital está sempre mudando e evoluindo

Agora que você pode responder ao aspecto geral do que uma empresa de marketing digital faz, há um fator adicional que você deve levar em consideração – o marketing digital está sempre mudando e evoluindo.

Mesmo que você consiga concluir muitas de suas estratégias e táticas de marketing internamente, as empresas de marketing digital são sempre as primeiras a saber quais são as formas mais avançadas, atuais e eficazes de promover seu negócio online. Os algoritmos do mecanismo de busca estão sempre mudando, os métodos de marketing social estão sempre mudando e novos formatos de publicidade online e móvel estão sempre sendo desenvolvidos. As empresas digitais sempre saberão mais sobre a criação e promoção de mídia digital – e você economizará tempo e energia ao tentar acompanhar as tendências mais atuais do setor.

Embora seja essencial construir um relacionamento sólido com uma empresa de marketing digital terceirizada, ou um punhado de terceirizados, é sempre essencial entender o que você está pagando – e como você pode medir o sucesso em dólares financeiros quantificáveis.